o terreno

 

O terreno da chácara mede 36 metros de frente para a rua por mais de cento e vinte metros nas laterais até o fundo, que é o topo do Morro do Espinho. Ele começa plano; próximo à rua, do lado esquerdo, está a primeira casa, com 120 m² e três dormitórios, após ela, seguindo-se num suave declive, outras duas, cada qual situada junto aos limites longitudinais da chácara. Uma delas tem 50m² e um dormitório; outra, 60 m² e dois dormitórios.

 

A quarta casa situa-se num aclive do lado esquerdo e tem área de 200 metros quadrados e três dormitórios. Um pouco acima desta casa, praticamente no meio do morro, encontra-se do lado direito a última das casas. Com 130 m², concepção diferenciada, ela foi alocada no morro preservando as árvores da mata atlântica lá existentes. Três grandes pés de cedro a circundam e todo o fundo da chácara a abraça com sua exuberante vegetação.

 

A vista frontal é a das montanhas do Parque Estadual de Ilhabela compondo um desenho sinuoso de um verde intenso. A sensação é de estar no seio da mata, compartilhando seus sons, seus aromas e a vizinhança com passarinhos multicoloridos, esquilos, saruês, lagartos, grilos, cigarras, vaga-lumes... O lugar é familiar  e tranqüilo; vigora entre os inquilinos um pacto de silêncio.

Assim a audição de TV e equipamento de som em volume elevado não é permitida, bem como algazarras.

 

Uma trilha com rampas e escadas de pedra em meio à mata conduz ao final do terreno – o topo do Morro do Espinho. De lá se enxerga o Canal de São Sebastião quase inteiro: o mar aberto ao sul; aos pés do morro os bairros de Ilhabela da Barra Velha e Perequê; São Sebastião e Caraguá na margem oposta. No lado de trás, as montanhas do Parque

Estadual de Ilhabela.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.....ínicioo que écasa 1casa 2casa 3casa 4Acasa 4casa 5os arredores o terrenoa vizinhançapara chegarfale conosco